Quantcast
Channel: BDBD - Blogue De Banda Desenhada
Viewing all articles
Browse latest Browse all 858

DE ACTORES A HERÓIS DE PAPEL (8): OS TRÊS ESTAROLAS

$
0
0
Rigorosamente espalhafatosos e disparatados, eles, The Three Stooges, eram conhecidos em Portugal como Os Três Estarolas e no Brasil, como Os Três Patetas.
O curioso é que, se foram loucamente divertidos nas suas doideiras, para eles próprios foram sofredores heróis para a respectiva sobrevivência.
E, ao fim e ao cabo, não foram trêsmas seis e quase terá havido um sétimo... Isto pelo Cinema, claro. Só mais tarde lhes chegou também a Televisão, o Cinema de Animação e a Banda Desenhada (que teve, para além dos Estados Unidos, revista própria, traduzida, no Brasil pela EBAL).
Fizeram inúmeras curtas-metragens que passavam, quase sempre, antes do filme normal em cartaz. No Moçambique, ainda português, isso era frequente. E, se muitos adultos os achavam sem nexo, a garotada e os adolescentes deliravam com tanta loucura.
Também foram protagonistas de várias longas-metragens (algumas foram exibidas em Lisboa), como "Os Três Estarolas em Órbita", "Branca de Neve e os Três Estarolas", "Os Três Estarolas na Volta ao Mundo", "Os Três Estarolas Encontram Hércules"...
Mas  não tiveram uma vida e carreira fácil. Para nos divertirem com as suas absurdas folias, sofreram bem na vida real... De todo o elenco, os sempre fixos, foram, MOE HOWARD (o da franjinha, 1897-1975) e LARRY FINE (o do
cabelo encaracolado, 1902-1975). O primeiro do número três, foi o irmão de Moe, SHEMP HOWARD (1895-1995). Este trio estreou-se no filme Soup of Nuts (1930).
Em 1932, Shemp retirou-se para seguir uma carreira a solo. Foi substituído por outro irmão, CURLY HOWARD (1903-1952). Mas este vem a sofrer um derrame cerebral e... (claro!) Shemp volta ao trio, provisoriamente, sendo substituído por JOE BESSER (1907-1988), como o terceiro "Estarola".
Mas, por outras amargas e trapaceiras jogadas do Destino, acaba por ser JOE DE RITA (1909-1993) a definir-se no elenco. Já antes, um tal JOE PALMA (1905-1994), participara, sem dar o rosto, tendo sido sugerido para ficar definitivo, mas não foi.
Por fim, com o "trio" novamente reduzido a dois, foi indicado EMIL SITKA (1914-1998)... que foi aceite, chegou a filmar, mas é a vez de Moe Howard adoecer e falecer.Tudo acabou aí!
Em 1963, o trio teve breve e especial participação nos filmes "O Mundo Maluco" de Stanley Kramer e "Quatro para o Texas" de Robert Aldrich.
Em 2012, Bob e Robert Farelli realizaram o filme biográfico, The Three Stooges.
Em 1950, Norman Maurer e Pete Alvarado criaram para o papel, The Three Stooges Comics. Mas não foram os únicos... E chegaram mesmo a aparecer com outras características, como pérfidos bandidos, pelos artistas Don Perlin, Alan Kupperberg e Randy Emberlin.
Claro que pela Banda Desenhada, mesmo na sua habitual versão cómica, a graça louca dos Três Estarolas ficou bem distante das versões para o Cinema e para a Televisão.
LB
Pranchas de "99 44/100 Puritan", por Norman Maurer
Prancha de "Restaurant Ruckus"
Prancha de "Nuts!", por Norman Maurer
Capa e prancha de "Os Três Patetas", in "Papai Noel" #6 (IV série) (1975)

Prancha de"Moe's Stooge Trick", por Pete Alverado
"The Three Stooges" parodiados numa aventura de Batman, por Jack H. e Chris N.
Larry e Moe "dão a cara" a dois bandidos numa história criada por
Terry Austin e Brent Anderson, in "Power Pack" #21 (1986)
Terry Austin, Mark Badger e Whilce Portacio
criaram uma sequela desta história, in "Power Pack" #46 (1989)
Paródia aos The Three Stooges", por Tom Tomorrow, na série "This Modern World"(1992)
Tim Buckley também utilizou estes personagens para criar este cartune
Capas da revista "The Three Stooges" #1 e #2 (Ed. Papercutz, 2012)

Pranchas de "Bad Bugged", por Stan Goldberg, in "The Three Stooges" #1
"The Three Stooges" são personagens na série "Cerebus", por Dave Sim e Gerhard

Rodapé: Recentemente começou a ser produzida uma série de animação versando Os Três Estarolas. Será para a Televisão e o Cinema, esperando participar no Festival Internacional de Animação de Annecy (França).



Viewing all articles
Browse latest Browse all 858